Warning: Declaration of twitter_bootstrap_nav_walker::start_lvl(&$output, $depth) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_lvl(&$output, $depth = 0, $args = NULL) in /home/granfinalle/www/wp-content/themes/granfinalle_insta/inc/menu.php on line 85
Moqueca de Palmito Pupunha | Granfinalle Moqueca de Palmito Pupunha – Granfinalle

Moqueca de Palmito Pupunha

Vc conhece o Palmito Pupunha?

Vale a pena saber um pouco dessa maravilha:

pupunha

Árvore nativa da região da Amazônia, da pupunheira quase tudo se aproveita. Seu fruto, a pupunha, é rico em nutrientes e vitaminas (principalmente a A), e do seu caule se extrai o palmito pupunha, uma alternativa saudável e sustentável para os tradicionais palmitos juçara e de açaí.

Pupunha

As cores vivas deste fruto não são a toa: os tons que variam do amarelo para o vermelho indicam alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas à prevenção de doenças degenerativas.

Os carotenoides também são essenciais para a síntese da vitamina A, por isso são também chamados de pró-vitamina A. “Estudos atuais demonstram que esta fruta é uma das principais fontes de pró-vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira”, afirma a nutricionista da Clínica Super Healthy, Paola Moreira.

Dentre os benefícios da pupunha estão a manutenção da saúde da visão, fortalecimento do sistema autoimune e o desenvolvimento ósseo.

Palmito pupunha

“O palmito pupunha apresenta a vantagem por ser minimamente processado, ou seja, mantém uma boa qualidade nutricional. Sua composição caracteriza-se por um alto teor de água, baixa concentração de lipídeos e carboidratos e consequentemente baixo valor energético”, explica Paola.

Além disso, é fonte de fibra alimentar, proteína e alguns minerais, tais como ferro, zinco, cobre, manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. Vale ressaltar que estes nutrientes também estão presentes na fruta da pupunheira.

Palmito combina com diversos pratos, inclusive com moqueca. Nesta receita, é possível adicioná-lo ou colocá-lo no lugar do peixe. Confira e teste em casa.

f_263261

Ingredientes

1 quilo de palmito pupunha fresco em meia lua

1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
1 cebola branca picada
1 alho poró picado
3 dentes de alho picados
1 colher (café) de gengibre ralado
1 pimenta dedo de moça sem semente e picada
1 pitada de algas hijiki hidratadas
2 colheres (sopa) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de azeite dendê
1 xícara de molho de tomate
4 xícaras de leite de coco
Salsinha, coentro, cebolinha picada, sal marinho e pimenta em grãos a gosto

Modo de preparo

Coloque uma panela de água para ferver e adicione o sal. Hidrate as algas hijiki com um pouco de água quente. Corte o palmito pupunha em meia lua, coloque na água fervente. Retire a pupunha e reserve. Em outra panela, coloque o azeite de dendê e o óleo de coco, espere cerca de 1 minuto para esquentar. Adicione o alho, o gengibre e a pimentinha. Acrescente os pimentões, a cebola e o alho poró. Deixe dourar o refogado. Coloque o leite de coco, o molho de tomate, tempere com sal e pimenta em grãos, deixe o molho apurar por alguns minutos. Por último, inclua a pupunha pré-cozida, finalize com a salsinha, o coentro e a cebolinha. Corrija de temperos se necessário. Sirva com farofa de banana da terra e arroz bolinha com brócolos ao alho e azeite.

 

Fonte: Guia vip de comida.