Como se vestir em casamentos

casamento 1

 

A não ser que você seja o noivo (e as vezes mesmo se for) existe sempre aquelas dúvidas cruéis quanto ao que vestir em um casamento. Nós resolvemos dar uma mãozinha.

Pra começar é preciso saber de que tipo de casamento se trata. casamento praia

 

Se o casamento for na praia o clima provavelmente é quente, logo, o tecido do costume ou terno precisa ser leve, como uma lã fria Super 180, ou mesmo linho, o que é a cara das festas pé na areia. Osa tons clássicos são bege ou branco. A gravata segue a cartela pastel do costume, pode ser bege – rosado, azul claro ou rosa. A lapela do paletó leva um ramo de miniflores. Nos pés, dockside claro ou sandália de couro, se o altar for na areia.

casamento no campo

 

Em caso de casamento no campo o horário define o traje. Terno cinza-claro ou bege é uma ótima opção para eventos durante o dia. Já no fim da tarde e à noite, prevalecem os tons escuros. A festa na certa vai se estender, então vá de azul marinho ou cinza escuro. A cerimônia costuma ser mais formal que na praia e menos que na cidade. Mas não se preocupe, é só apostar na casualidade. A gravata pode ser dispensada se a festa não for tão formal, a camisa pode ser listrada ou quadriculada. Sapatos brogue, abotinados marrons ou até mesmo um par de casuais chiques de camurça vão funcionar superbem no campo, na fazenda.

casamento na cidade

 

Para um casamento na cidade vai depender muito do turno em que ele será realizado. Para um casamento durante o dia, até às 18h, seguindo a linha inglesa do príncipe William, pedem fraque. Embora seja um traje muito usado no Brasil em festas noturnas, o dress code é diurno. O combo traz um paletó com cauda longa, calça com padronagem risca-de-giz, colete cinza e camisa branca com abotoadura nos punhos. Baixinhos devem pensar em usar terno. Jamais use gravata plastron que irão empurrar para você. Vá de gravata tradicional fina prateada. Sapatos clássicos e um bom relógio fecham com elegância.

Pais e padrinhos vão de terno. Vale chegar com os noivos se haverá flor para a lapela. Convidados devem usar terno cinza ou marinho.

Em caso de casamento na cidade à noite o Smoking é a garantia de que o terno estará sempre elegante. Mas um belo terno preto, feito de tecido sofisticado, camisa branca com colarinho atual e gravata estreita são opções certeiras. A flor na lapela é um detalhe importante. Assim como abotoaduras, relógio e uma bela caneta para assinar os papéis. Não se esqueça também do lenço de seda no bolso do paletó.

Pais e padrinhos vão de terno – que deve ser diferente do modelo do noivo. Vale checar com os noivos se haverá flor para a lapela. Convidados vão de terno escuro também.